Há Sempre um Livro para Ti
O Desafio
A Wook – a maior livraria online de Portugal – acredita que uma sociedade informada e criativa promove o hábito da leitura. Com o desafio de despertar o interesse pelo mundo dos livros e democratizar o acesso à literatura, a Wook visava não apenas aumentar as suas vendas online, mas também consolidar o reconhecimento da sua marca e expandir o seu impacto social.
O nosso parceiro procurava uma estratégia digital que, ao aproveitar a força das redes sociais, conseguisse envolver leitores de perfis variados — desde jovens a leitores experientes —, apostando em colaborações com influenciadores e criadores de conteúdo. Como uma agência de comunicação que entrega soluções criativas, ágeis e focadas no mercado, a Wook confiou, mais uma vez, em nós.
Estratégia e Implementação
Em 2021, lançámos o Desafio Wook Me Up, uma campanha inovadora com o objetivo de fomentar a leitura entre o público digital. Como especialistas em content marketing e produção de conteúdos, concebemos todo o projeto e a produção foi controlada por nós no nosso estúdio. Em 2024, celebrámos o 25º aniversário da Wook, alcançámos a 4.ª edição do projeto e considerámos o momento ideal para reforçar e ampliar a campanha. Esta edição especial contou com a participação de 25 figuras de referência – entre autores, bookfluencers, booktokers e bookstagrammers – que se uniram para disseminar a mensagem da Wook.
Através de uma abordagem assente em marketing de influência e na produção de conteúdo original, criámos uma rede de promoção literária nas redes sociais. Como líderes em campanhas de marketing de influência, e tendo uma boa relação com todo o mercado, colaborámos com os criadores de conteúdo para desenvolver mais de 150 conteúdos exclusivos para Instagram e TikTok. Para fortalecer a presença e o envolvimento da marca, idealizámos e produzimos um vídeocast exclusivo do projeto, gravado no estúdio da Dita Agência. Disponibilizado no YouTube e Spotify, o vídeocast promoveu debates sobre literatura e incluiu desafios de leitura, criando um espaço para troca de ideias e incentivando o público a redescobrir o prazer da leitura.
O conceito da edição de 2024 – Há Sempre um Livro para Ti – foi desenvolvido em conjunto com os participantes, valorizando a individualidade de cada leitor e destacando a ideia de que a leitura transforma e enriquece a vida de cada um. Esta mensagem central orientou todos os conteúdos e interações ao longo do projeto.
Resultados e Impacto
Até ao momento, o Desafio Wook Me Up 2024 alcançou mais de 1 M de pessoas, com milhares de interações e visualizações nos conteúdos. O projeto reforçou o papel da Wook como promotora da leitura e provedora de experiências literárias, conectando a marca a uma comunidade ativa e diversa. A campanha posicionou a Wook não só como uma livraria online, mas também como uma marca inspiradora, que incentiva novos leitores, promove o acesso à literatura e celebra a diversidade de histórias e perfis de leitores.
Pelo 4º ano consecutivo, a Wook confia na Dita Agência para uma comunicação de excelência.